Assessment

Qual é o objetivo quando utilizamos uma avaliação de Assessement Center?

Com o objetivo de atender as metas de Recursos Humanos do CONTRATANTE de atrair, desenvolver e reter profissionais de talento, o Assessment Center é realizado visando o mapeamento do potencial de profissionais com a identificação e certificação das competências requeridas para que ocupem posições com sucesso na empresa, assegurando assim decisões consistentes na gestão de pessoas do CONTRATANTE no tocante a: promoção, planejamento de carreira, capacitação, sucessão e desenvolvimento de capital humano.



Qual é o método de trabalho utilizado?

O Assessment Center é um processo sistematizado e orientado para identificar capacidades estruturais, interpessoais, motivacionais e comportamentais, utilizando-se para tanto de diversos instrumentos e técnicas de avaliação como: estudos de caso, análise de incidentes críticos, levantamento de evidências de competências, técnicas vivenciais, role play, simulações, atividades orientadas para investigação comportamental, jogos empresariais, testes psicológicos (personalidade, habilidade, perfil e tipologia) e entrevistas estruturadas.

Poderá ser realizado individualmente ou em grupo, fornecendo como resultado um relatório individual, em linguagem gerencial, apresentando o perfil pessoal e profissional do avaliado, assim como um panorama acerca de suas capacidades potenciais, prognósticos de performance e competências disponíveis no momento atual ou futuro, com recomendações para seu desenvolvimento.



Quais são as etapas do trabalho?

1. Levantamento de Perfil da Posição: Realização de reunião junto ao CONTRATANTE para levantamento das características da posição (atual ou futura), competências críticas para o sucesso profissional e nível de maturidade requerido ao desempenho com sucesso na posição, e perfil requerido dos profissionais avaliados. Informações complementares, quando disponíveis também deverão ser apresentadas pelo CONTRATANTE tais como: descrição das atividades inerentes ao cargo e amplitude da posição atual ou futura do participante; currículo do profissional; resultado de avaliação de desempenho e de potencial realizadas recentemente.

  • Assessment Center do Participante: A realização do Assessment Center de cada um dos profissionais indicados pelo CONTRATANTE poderá ser efetuada pela Requisito RH de forma presencial individual ou em grupo, como também virtual conforme o caso e aplicabilidade.
  • Reunião de Feedback ao Contratante: Realização de reunião individual junto ao CONTRATANTE, onde será fornecido feedback dos resultados das avaliações, com recomendações quanto às possibilidades de sucesso e necessidades de desenvolvimento de cada profissional avaliado.

2. Reunião Devolutiva Individual ao Profissional Avaliado : Realização de reunião individual, onde será fornecido retorno dos resultados da avaliação a cada profissional avaliado, visando orientação e suporte ao desenvolvimento profissional e pessoal, é recomendável a realização de reuniões com os avaliados para feedback dos resultados obtidos no Assessment Center subsidiando planos de melhoria.



Existe alguma forma de entendimento desta Avaliação aos participantes?

Sim, a Requisito RH oferece um Workshop de Feedback em Grupo : Com a realização de reunião em grupo de até 12 pessoas, onde serão entregues os Relatórios Individuais com esclarecimento geral de dúvidas e a acerca dos instrumentos e ferramentas utilizadas no Assessment Center, subsidiando a compreensão dos resultados de cada parte dos relatórios individuais, assim como resultados gerais e comparativos dos avaliados. Também serão fornecidos referenciais de como receber feedback, reações e formas de aproveitar informações elevando o autoconhecimento e subsidiando planos de desenvolvimento.



Qual o local apropriado para aplicação desta ferramenta?

A Requisito RH disponibiliza salas com atendimento personalizado com horário marcado, ou nossos Consultores vão até sua Empresa para otimizar a aplicação individual ou em grupo.